Audiometria Tonal e Vocal

A audiometria é um exame não invasivo que serve para avaliar a capacidade auditiva da pessoa, quanto à aptidão para o reconhecimento de sons e palavras, permitindo detectar alterações auditivas, inclusive àquelas desencadeadas pela exposição ao ruído presente no ambiente de trabalho, ou de outras origens.

O exame é efetuado através de um aparelho denominado Audiômetro, que deve estar devidamente calibrado. Os dois principais tipos de exames de audiometria utilizados são: a tonal e a vocal. A tonal permite determinar o quanto e em qual (ais) frequência(s) a pessoa consegue escutar, enquanto a vocal avalia a capacidade do indivíduo em identificar, reconhecer e compreender o significado de determinadas palavras. 

 

Como é feito o exame

O exame de audiometria é realizado dentro de uma cabine acusticamente tratada, visando isolamento contra ruídos externos evitando, dessa forma, possíveis interferências no seu resultado. A pessoa usa fones especiais e deve indicar ao fonoaudiólogo, levantando uma mão, ou apertando um sinal luminoso, cada vez que ouvir sons, que são emitidos em diferentes frequências, testando-se alternadamente cada um dos ouvidos. 

Este exame é realizado numa cabina especial, à prova de ruídos externos, tem duração aproximada de 15 minutos, não provoca dor e é geralmente realizado por um fonoaudiólogo. 

Não é necessária uma preparação especial para fazer este exame. No entanto, antes de sua realização é recomendável que a pessoa evite  exposição a ruídos intensos, até 14 horas antes de sua realização.