Espirometria Computadorizada

O exame de espirometria é um teste de diagnóstico que permite avaliar os volumes respiratórios, isto é, a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, assim como o fluxo e o tempo, sendo considerado o exame mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão. 

Assim, este exame é pedido pelo clínico geral ou pelo pneumologista para ajudar no diagnóstico de vários problemas respiratórios, principalmente Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquites e fibrose pulmonar, entre outros. 

Na área de Saúde ocupacional o exame esta indicado para pessoas que se encontram expostas no trabalho a determinados tipos de poeiras, a gases e vapores, devendo ser repetidas  a cada 2 ou 3 anos, a depender do tipo de agente aos quais o trabalhador se encontra exposto. 

No entanto, a espirometria também pode ser pedida pelo médico apenas para avaliar se houve melhora de uma doença pulmonar no curso de seu tratamento, por exemplo. 

No caso dos atletas de alta performance, como os maratonistas e triatletas, por exemplo, o médico pode indicar a realização da espirometria para avaliar a capacidade respiratória do atleta e, em alguns casos, fornecer informações adicionais para melhorar o desempenho do atleta. O exame é indolor, não invasivo e dura em média dez minutos para ser realizado.